quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Não estou debaixo da Lei...

É fato que hoje não estamos debaixo da lei e se quer podemos ser justificados pela Lei. A Lei (os mandamentos) era a forma que Deus determinou para que a humanidade obedecesse aos seus princípios divinos e assim pudesse ser justificado. Como a Lei não pôde fazê-lo, Adonai mudou a dispensação, enviando a Graça  (Jesus).

Bom, temos um grande problema instaurado:  Agora os crentes que sabem sobre a Graça utilizam a desculpa de não estarem sob a Lei para quebrar os princípios divinos. Princípios existem desde o princípio.  Antes de existir Lei já eram princípios e após o encerramento das justas exigências da lei, continuam sendo princípios.

Veja se no versículo 31 de Romanos 3, Paulo não está dizendo que a fé não anula a Lei, ao contrário, confirma a lei? Isso significa que a Lei é boa, mas a Graça é melhor.

Quem disse que por não estarmos sob a lei, agora eu posso matar ou roubar, ou adulterar, ou ter outros deuses, ou desonrar meus pais, ou levantar falso testemunho ou não dizimar, ou msm cobiçar e etc? Afinal, todas essas coisas são da Lei. Quem te liberou dos Princípios de Deus? Onde, nas Escrituras, Paulo alguma vez disse: "vocês estão dispensados de guardar essas coisas"? Se o próprio Yeshua que era cheio de Graça e Verdade veio e cumpriu toda a Lei de Deus (não estou falando de Leis Cerimoniais e nem leis judaicas), porque eu não?

Nós não somos justificados pela lei e sim pela fé.  Mas a fé não anula a Lei. Ao contrário, a Graça é bem mais exigente que a Lei.

Na lei, se você matasse a alguém, você era um assassino. Na graça, se você odeia alguém, você é assassino. Na lei, a nação de Israel dizimava um total de quase 30% (não apenas 10% como muitos pensam, por não estudar a fundo a Torah). Na graça os discípulos vendiam tudo o que tinham e entregavam aos apóstolos. Na lei, quando você se deitava com outra mulher, você era culpado de adultério. Na graça, basta apenas você pensar nela para ter cometido adultério.

E ai? Vamos ser cristãos ou vamos ter desculpas legalistas para não viver os ensinos de Jesus? E por falar em Jesus: foi ele mesmo quem disse que a nossa justiça  (ações corretas a vista de Deus) precisa exceder e muito a dos escribas e fariseus.  Os fariseus eram considerados os mais zelosos cumpridores da Lei.

Mat 5:20  Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus".

1Tm 1:6-8  Alguns se desviaram dessas coisas, voltando-se para discussões inúteis,  (7)  querendo ser mestres da lei, quando não compreendem nem o que dizem nem as coisas acerca das quais fazem afirmações tão categóricas.  (8)  Sabemos que a lei é boa, se alguém a usa de maneira adequada.

#thinkaboutit

Pr. Alex Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Princípios de honra

Os filhos honram os pais A Bíblia diz que nos últimos dias os pais estariam contra os filhos e os filhos contra os pais, e irmãos cont...